Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Não Conheci Yuyu Hakusho Por Querer: Minha História com o Anime!


   Sei que a maioria daqueles que tiveram suas mentes explodidas com o primeiro contato com esse anime se deu nos gloriosos anos '90, época da extinta Manchete. Sei também que o pessoal daquele tempo corria para casa depois da aula para pegar o desenho ainda na abertura (cantada em português) para ficar ver Yusuke Urameshi dando porrada nos yokais mais cabulosos do makai. Sim, devia ser legal. Vivi algo parecido com Dragon Ball no início da saga Z que passava na também exinta TV Globinho - só que uns dez anos depois de sua primeira exibição que se dera em '96, na SBT... Sendo mais direto: o quero dizer é que não conheci Yuyu Hakusho na Manchete, mas no quadro de animes da Cartoon Network, a Toonami em 2005.
   Recordo-me desses áureos tempos da grade de programação da televisão fechada... Não sendo injusto com a tv aberta, pois tínhamos desenhos legais em quadros destinados aos desenhos, que apesar das constantes reprises, ao menos existiam desenhos! É claro que me refiro a já citada TV Globinho; aquele-quadro-lá-que-esqueci-o-nome (sim, aquele da coisa, sabe?) da Rede V que passava Viewtiful Joe, Pokémon e Hunter x Hunter; Band Kids que, na época da Kira, chegou a ter picos de audiência superiores aos da novela A Padroeira (pesquise mais a respeito) e nos presentou Slayers, Tenchi Muyo, dentre outros...

Ora, chegar de divagar. O texto é sobre como eu conheci Yuyu Hakusho e é sobre isso que irei escrever!


As Memórias

   Em meados de 2005 Yuyu Hakusho só passava na Cartoon e, se não me falha a memória, por se tratar de um anime um 'pouquinho violento' seus episódios só passavam depois Cavaleiros à uma ou duas horas da madrugada! Vale ressaltar que a Toonami exibia animes como Samurai X, Pokémon e Dragon Ball GT, por exemplo, entre às oito e nove e vinte da noite, enquanto que Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Yuyu Hakusho passavam depois das reprises dos Looneytoons e Tom & Jerry.
   Como então eu com apenas nove anos de idade assistia animes de madrugada não me perguntem. Sempre fui um tanto quanto notivago, nessa época principalmente. O fato é que assistia e me divertia bastante.
   Semanas atrás contei como conheci Cavaleiros e justamente um ano depois de ter conhecido a lenda dos guerreiros de Athena na Bandeirantes continuei a assistir a Saga de Asgard de madrugada, tal qual os combates do jovem Goku contra Piccolo Daimaoh. E no embalo de Cavaleiros e Dragon Ball, conheci Yuyu Hakusho.
   Os primeiros episódios que assisti foram os que antecederam o torneio das trevas, lembra? Para ser mais exato, meu primeiro episódio foi a entre Yusuke e Hiei. A partir daí assisti com grande empolgação as batalhas no Castelo Labirinto das Trevas, o encontro com Toguro etc. etc.
   Os motivos qe me fizeram gostar de Yusuke e Cia. são óbvios: a dublagem e a violência, que apesar dos desenhos japoneses trazerem o conceito de morte em seus roteiros, Yuyu Hakusho era diferente. Era o anime mais visceral para a faixa etária 'menos de 14 anos'. O nome dos capetas; os golpes usados nas lutas (quase sempre corpo-a-corpo); inimigos cabulosos, cabulosos ao quadrado; enfim, tudo era novo para mim e mesmo que hoje eu perceba um sem número de clichês do gênero, Yuyu Hakusho é um dos animes mais originais de '90.


Prólogo

   Tempos depois, encontrei numa locadora perto de casa os episódios da saga do Sensui em DVDs da Playarte e pude assistir mais da série que tanto gostava...
   ...Na adolescência, assisti o anime online na dublagem original em japa e tive ânimo para continuar, depois da metade do Torneio das Trevas...
   ...Uns dois anos atrás assisti o desfecho da série - aquele do torneio em que Yusuke perde, mas o Makai passa a ser governado por um demônio legal - em inglês só pra rever aquela turma...
   ...Creio que em breve assistirei ao anime com a dublagem original da Manchete só para ter a sensação de nostalgia daquilo que nunca vivi.


Epílogo

   Estranhamente, pouca gente da minha geração teve acesso ao anime em questão e isso me faz pensar: "poxa, seria muito legal que as crianças de hoje pudessem assistir a esse tipo de desenho". E por que seria bom que os infantes de hoje assistissem um anime tão antigo, hein? Não sei, só sei que seria.
.
.
.
Clovis de Castro escreveu o presente texto e virou o editor desse blog por querer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário