Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Solanin: O Primeiro Seinen da Minha Estante

   Há três anos atrás encontrei numa estante de livros de bolso de uma livraria o mangá Solanin. Minha primeira impressão foi estranhar ver um mangá encadernado que só vinha em versão de bolso lançado por uma editora que começava ali a publicar quadrinhos nesse segmento, e na época, só haviam dois títulos do gênero: este e Aventuras de Menino. Comprei os dois volumes de Solanin e fui pra casa com grandes expectativas, pois confesso que não foi uma aquisição guiada por puro impulso: no mês passado li em uma Anime Do (não me recordo o número, acredito que seja o 117) na qual trazia uma resenha de Solanin que me impressionou bastante, só que me passou batido esse detalhe do mangá ter sido publicado pela L&PM. Era uma época que eu comprava pouquíssimos quadrinhos, mas mesmo assim resolvi apostar no título e autor até então desconhecido para mim. E sabem de uma coisa? O mangá é muito bom.



"Apenas Nossas Vidas"

  A história gira em torno do casal Taneda e Meiko e basicamente trata de temas cotidianos como amadurecer, sonhos, o que esperar do futuro e a busca pela felicidade. Simples, não? Só que Solanin não se resume a isso. Inio Asano tem a habilidade de fazer com que quadros ordinários do cotidiano de pessoas simples te leve a rever certos valores e conceitos construídos pela sociedade. Enfim, a dinâmica dos personagens se dá com a busca pela resposta de suas dúvidas, muito comuns em jovens que entrando no mundo adulto.



Percebeu? Não há uma garota escolhida para salvar a terra, ou um ser ambicioso que tenta a todo custo matar a todos ao seu redor usando uma espada diabólica forjada por demônios, nem mesmo se trata de uma história sobre paixões avassaladoras... Nada disso. São só pessoas normais lidando com problemas do dia a dia, assim como eu e você, caro leitor. Solanin aborda, em especial, a busca pela felicidade de forma tão sutil que só com certo grau de maturidade e sensibilidade o leitor captará a mensagem do autor.



ATENÇÃO: Um ponto forte que devo mencionar é a o como a história muda radicalmente de um volume para o outro e de forma imprevisível dando uma brusca reviravolta no ritmo da trama.


LP&M e Seus Mangás

Desde o lançamento de Solanin a editora tem apostado em adaptações de clássicos da literatura universal em versão mangá, tais como Os Irmão Karamazov de Dostoiévski, a Metamorfose de Franz Kafka etc. e só. Mesmo anos depois da publicação de Solanin a L&PM não tem investido em séries japonesas, a exceção de Fim de Verão de Mohiro Kitoh.
Sinceramente, não sei dizer se Solanin teve sucesso no Brasil ou se em breve mais obras de Inio Asano estão para chegar em solo brasileiro, mas com certeza esse quadrinho deveria ter sido recepcionado de forma mais positiva.



O que Esperar Deste Título?

Esse título é muito bom e extremamente realista, indicado não só aos fãs de mangá e quadrinhos mas para qualquer apreciador de boa literatura e eventualmente aos que estão começando a ler Seinen e estão interessados em algo a mais que sexo e violência. Solanin não é para qualquer otaku, porém pode despertar o interesse de qualquer pessoa...
.
.
.
Clovis L.C. escreveu e curte pra caramba Solanin e outras obras de Inio Asano.
Algumas referências diretas e indiretas foram tiradas da Anime DO 117, responsável por ter apresentado ao autor do presente texto esse grande mangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário