Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Beck – "A Juventude É Uma Banda Numa Propaganda de Refrigerante"

A Série "Textos Sem Spoiler" Apresenta!



   Beck é a Magnum Opus do mangaká Harold Sakuishi lançada pela revista Shounen Magazine em 1999 e concluído em 2008


Jeff Beck? Beck Hansen? Cigar... Espera!

   Não, não é de nada do que você deve estar pensando. Beck é o nome de um cachorro! Sim, um cachorro. Se bem que ele não é um cachorro comum... e além do mais, o mangá nem é focado nesse bicho... Calma eu explico!


   Era uma vez um garoto chamado Yukio Tanaka (Koyuki, pros amigos) que ao salvar um estranho cachorro que estava sendo maltratado por uns moleques acaba por conhecer um rapaz chamado Riyusuke Minami. A partir desse encontro, o mundo de Koyuki vai mudar completamente...


O Que Faz Back Ser Tão Bom?

   Beck tem algo de especial.
  A história começa simples, bastante simples: Koyuki era um garoto pacato, sem grandes ambições, de poucos amigos etc. e conhece Kiyusuke, um cara mais velho, descolado, e que o presenta ao mundo da música. Koyuki passa sua adolescência aprendendo a tocar guitarra, percebe que tem talento para o canto, faz novos amigos e se mete em alguns enrascadas. nos é mostrado o quão difícil é seguir a carreira de artista no meio de um mercado saturado e altamente competitivo e sem contar com o pouco espaço para bandas iniciantes, como é o caso de nosso heróis. Pronto, essa é a primeira parte do mangá.


   Se até agora a história é boa, saiba que vai ficando ainda melhor na segunda parte. Não entrarei em detalhes, mas devo dizer que é nesse segundo momento em que encontraremos novos desafios enfrentados pelo Beck, desventuras, conquistas, viagens... e eventualmente, o amadurecimento dos membros da banda e das pessoas ao seu redor. Esse ponto é o mais sútil e legal, na minha opinião, pois o Saku do início não é o mesmo do fim; assim como a Mahou se torna uma mulher, apesar de conservar a teimosia dos primeiros capítulos; Izumi que mesmo se torna personagem secundária na segunda parte, acaba sendo uma figura constantemente disposta a ajudar a banda e seus membros (se bem que a gente só vê ela vez ou outra...); até mesmo Saitou, o professor de guitarra de Yukio e amigo do garoto, se torna um homem completamente diferente daquele que nos fora mostrado nos volumes iniciais.


As Referências ao Rock

   Sim, certamente o esperto leitor deve ter notado uma porção de referências nesse texto a diversas bandas de rock a muito consagradas que, sagazmente, o mestre Sakuishi fez ao homenagear os mais importantes álbuns desses grupos em  Beck. Percebemos não só essas como outras referências indiretas: Chiba teve seu visual baseado em Zack de la Rocha, vocalista do Rage Against The Machine; Tira no de Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers; Kiyusuke no de Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin – o nome do cachorro de Koyusuke (que deu o nome à banda) tem ligação direta com Jeff Beck, assim como o pássaro de Saitou, Page, é outra referência ao lendário Jimmy Page.


   E não para por aí. À medida que a série se desenvolve nos é apresentado novos personagens e com eles um punhado de referências novas, seja atrelado ao Thin Lizzy, Black Flag e assim por diante; um dos pontos de Beck é o fato de se tratar de um mangá cheio de 'easter eggs'.


Só conhece o Anime e o Live Action?

   Assisti a ambos e posso afirmar que a experiência de ler o mangá é necessária para se entender o que de fato é Beck.
   Harold Sakuishi construiu a trama com extremo cuidado, de forma que a história se desenvolve a medida que acompanhamos o crescimento dos personagens – um bom exemplo é o de Koyuki Tanaka que tem 14 anos de idade no início do mangá; na reta final do mangá ele está com 19. Novos 'arcos' surgem, e por consequência novos desafios, novos personagens e situações... é quase como se eu tivesse crescido com os personagens desses quadrinhos enquanto lia essa incrível história. Enfim, impossível o anime de 26 episódios e um filme contar a história que levou 34 volumes tankho.
   A missão do texto é te levar a ler o mangá caso você só conheça Beck por essas duas mídias e não criticar o anime e live action.


CURIOSIDADE: Beck: Mongolian Chop Squad foi animado pelo estúdio Madhouse. Acho que não preciso dizer mais nada, né?


Considerações Finais e o Futuro de Beck

   Beck foi a obra responsável por ter projetado o nome de Harold Sakuishi a nível mundial, assim como este título pode ser considerado o melhor mangá a tratar de música. Depois dele surgiram outras séries legais, como Nana, Detroit Metal City, K-On dentre outros, mas em nenhum outro mangá a música é tratada de forma tão séria e detalhada quanto em Beck, disso tenha certeza. Contudo, ainda me pergunto, por que essa maravilha não foi publicada no Brasil? Será que veremos Rin, outro título de Harold Sakuishi, em território tupiniquim? Isso só o tempo dirá, caro leitor...
.
.
.
Clovis L.C escreveu o texto e é fã número um do MCS: Beck;
Jordes S. toca teclado e está editando as gameplays nessa altura;
Dhenner W. está fazendo as ilustrações para as próximas postagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário