Postagem em destaque

DESPEDIDA AO MESTRE AKIRA TORIYAMA

sexta-feira, 20 de maio de 2016

WonderSwan – O Portátil da Bandai


WonderSwan clássico (preto-e-branco)

Wonderswan é um console portátil de videogame lançado em 1998 no Japão pela empresa de brinquedos Bandai.
Se olharmos para trás certamente lembraremos do Gameboy como o console de portátil que marcou a geração de '90 e início de 2000, contudo esquecemos que o mercado possuia outros videogames que concorriam com o Gameboy nas prateleiras, dentre eles o GameGear da Sega. NeoGeo Pocket da SNK e o homenageado do momento, o Wonderswan, que apesar de se tratar de se tratar de um console monocromático (preto-e-branco) os gráficos eram mais polidos e bem definidos que os do Gameboy, o que permitiu que a Bandai tivesse um público fiel, continuando no mercado até 2003.

Não é por nada não, mas esse Pocket Fighters me surpreendeu!



Por Que Eu Nunca Ouvi Falar Desse Wonder-sei-lá-o-que?


Wonderswan Color ('Colorido', né?)

Infelizmente o Wonderswan só foi lançado no Japão e mesmo hoje poucos conhecem esse videogame via emulação, pois a maioria dos jogos produzidos são RPGs que estão em japonês. Entretanto, os jogos de luta e plataforma desse console são de babar, creio que no início de sua vida o hardware do Wonderswan Color foi mais bem trabalhado que o do Gameboy Advance, seu concorrente na época.


Joguei o Consol... Quer Dizer, Emulei o Console. O Que Achei?

Sinceramente. Foi melhor do que eu esperei.
Se for pra comparar, o Wonderswan é mais parecido com o NeoGeo Pocket que o Gameboy, pois o portátil da Bandai tem sempre jogos com sprites grandes e bem animados, o que deixa subentendido que os jogos plataforma e luta são os pontos fortes do Wonderswan, o que de fato é verdae, mas não totalmente, uma vez que a biblioteca de RPGs é grande, quase tão grande quanto ao do Gameboy (e mais uma vez lamento o fato de não manjar nada de japonês).

Altas batalhas em Megaman Network Battle, sacou?

Os jogos que mais curti jogar foi Pocket Fighter e Guilty Gear Petit e, como explicar... Acredito que Pocket Fighter seja o jogo de luta monocromático mais bonito que já vi, sério; Guilty Gear Petit foi uma surpresa, pois o sistema de combos é fácil de se executar, sem contar com o show de animações que os personagens fazem ao soltar uma magia.
Ouvi dizer que alguns ports feitos para esse portátil são bem famosos, tais como o afamado Ghosts 'n' Goblins que, apesar de não se tratar de um port da versão de nintendinho, a versão de Wonderswan é muito bonita e detalhada, levando os seus 16-bit de processamento ao máximo.

O Que Ele Fazia de Diferente em Relação Aos Demais?

Sonic, você por aqui?

Olhando o hardware, de cara percebe-se duas coisas interessantes:

1) O Wonderswan funcionava com uma única pilha AA e conseguia durar quase tanto quanto um Gameboy (o Wonderswan durava até 10 horas com uma pilha só!);

2) A possibilidade de se jogar tanto na horizontal quanto na vertical, possível graças ao número de botões dispostos no console.

Eis o belíssimo Guilty Gear Petit


EXTRAS:

*Alguns modelos foram lançados com tela LCD;
**O preço de mercado tanto do Wonderswan quanto do Wonderswan Color era inferior ao Gameboy Color e Gameboy Advance e mesmo hoje no eBay os jogos do Wonderswan são baratos se compararmos aos de seus concorrentes;
***Wonderswan teve até um browser que permitia navegar pela internet, antes mesmo do PSP e Nintendo DS pensarem em existir. O nome do browser era MobileWonderGate;
****Wonderswan foi o console portátil de sua geração com o maior número de paletas de cores.

Arthur! É melhor correr, meu rapaz!

Considerações Finais

Espero poder trazer algumas gameplays para blog e consequente canal do Youtube com jogatinas de Wonderswan. Como visto, trata-se de um videogame peso pesado que infelizmente caiu no esquecimento, talvez pelo fato de seus melhores títulos, como os RPGs da Square e Enix, não serem exclusivos do portátil, aliás, poucos são os exclusivos do Wonderswan e aí está o principal fator para sua ruína, se bem que isso em nada tira os méritos desse pequeno herói.
.
.
.
Clovis L.C. escreveu o texto e gostaria de ter um Wonderswan para jogar Final Fantasy I em Japonês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário