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sexta-feira, 14 de abril de 2023

KNNº1 – O INTERESSANTE “DORAEMON: NOBITA E OS SETE MAGOS”

 Hi, reader lizard.

 

Neste primeiro publicado, gostaria de trazer uma experiência interessante que tive nos últimos dias, quando assisti uma obra já bem conhecida no mundo todo, mas que nunca havia chegado até mim (por alguma razão).

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Alerta de Spoiler!

Como há mais de 10 anos do lançamento original, peço licença literal para comentar (com spoilers) o filme, Doramon: Nobita e os sete magos.

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Doraemon: Nobita e os sete magos (2007, Toho Co.)

A produção conta com uma bela animação, perceptível já nos primeiros segundos, onde percebemos o surgimento de um buraco negro gigante que vem em direção à Terra.  A descoberta fica por conta do professor Mangetsu e sua filha Miyoko, quem se encarregam de informar aos líderes mundiais.

O filme em questão foi lançado em 2007 no Japão, conquistando a segunda maior bilheteria de um filme de anime naquele ano. O filme é também uma releitura de uma história já contada (em Doraemon) em 1984.

A história, como toda a franquia, segue em torno do garoto Nobita, o protagonista juntamente com Doraemon (um gato que veio do futuro cheio de ciência pra lá de mágica). Convenhamos que Nobita é um garoto mimado, muito irritante e como vemos, também bem burrinho ou (no mínimo) não esforçado o suficiente para alcançar qualquer êxito. Tanto é, que essa sua peculiaridade põe em perigo o mundo inteiro.

Nobita, por acaso, assiste na televisão um programa de magia e tem a brilhante ideia de que precisa de magia para arrumar o seu quarto, ao invés de arrumá-lo com as próprias mãos. É quando, encabulado com o mundo real, convence a Doraemon a usar o “orelhão do faz de conta”, um artefato que permite que se possa dar vida à imaginação, e consequentemente, faz com que possam criar um mundo paralelo onde a magia substitui a ciência, ao ponto de que a própria seja considerada superstição.

Dorami, Shizuka, Nobito, Miyoko,Gian e Suneo, à frente Doraemon e Miyoko transformada em gato.

Nesse momento cai do céu estátuas de pedra do Doraemon e de Nobita - e eu os digo, guarde estas estátuas na memória, pois tá com cara de que serão importantes. Mas apesar de chamar a atenção, a discussão sobre o que elas significam é deixada de lado quando Doraemon guarda as estátuas dentro de seu bolso futurístico.

Ainda naquela noite Doraemon acorda com uma forte dor de barriga e precisa voltar às pressas ao século XXII, onde é recepcionado por sua irmã Dorami. Mas logo volta ao tempo atual,  assim que percebe que a dor vai embora.

Ao regressar, Nobita faz seu pedido no orelhão do faz de conta, e sugere que, enfim, o mundo da magia seja real. Após a materialização deste mundo de magia, Nobita – que já podemos chamar de grande gênio – percebe que não consegue usar a magia, pois esta também precisa ser aprendida. Este mundo, na verdade, é uma inversão entre ciência e magia, então, as vassouras são como as bikes, os tapetes voadores são como os carros e as levitações dos objetos são como problemas matemáticos do ensino fundamental.

Nobita está predestinado a aprender alguma coisa, mas não tem Shin-KaRa-Hoi que dê jeito. O máximo que ele consegue é levantar a saia da sua amiga Shizuka (que é só uma piada esquisita feita pra dar censura), quando percebem algo flamejante caindo do céu. Tratava-se de Medusa, uma fiel comandada do Rei Demônio, o grande vilão da história.  

Nobita, Doraemon, Shizuka e seus amigos Goda e Suneo se encontram com uma garota com carteira pra dirigir tapete voador (ou CNH, como preferir). Essa garota é ninguém mais, ninguém menos que Miyoko, que neste mundo reverso é filha de um pastor (já que padre não podem ter filhos) e não mais de um astrofísico, e os convidam para ir até sua casa (a igreja). 

O (agora) pastor Mangetsu os revela que o “Planeta Diabólico” (pode ser compreendido como uma nave alienígena, mas faz paralelo com o buraco negro do mundo real) está se aproximando da Terra e a tomarão para si, transformando o mundo inteiro no inferno.  

Aqui, bem na sala de jantar, descobrimos que a Miyoko, quando bem pequena, foi acometida por alguma enfermidade que lhe causaria a morte, mas foi salva por sua mãe, por meio de um pacto, dando em troca a sua vida -até esqueci que era história infantil.

Há cinco mil anos, um homem chamado Nardiades selou o poder dos demônios, e seu método foi escrito num tomo mágico e está escondido em algum lugar por aí, dizem as lendas. É o que nos conta o pastor Mangetsu.

À noite, a casa de Miyoko e seu pai é atacada por Medusa, o que causa um grande temporal seguido de tremores de terra, chamando a atenção dos protagonistas, que ao se dirigirem à igreja eles percebem que tudo está destruído. Eles são recepcionados por um demônio, até que surge a Miyoko e os salva do perigo iminente, revelando que seu pai foi levado e ela escapou por sorte. Ela então, decide ir em busca do tomo mágico (que agora se sabe onde está), mas não antes de tentar convencer Nobita a ir com ela, que por sua vez, foge da demanda – Nobita pode até ser burro, mas não é idiota.

Bem, essa visão muda rápido, porque mais na frente Nobita e seus amigos, decidem ir ajudar a Miyoko por meio de uma porta mágica de teleporte (lembrei de Monstros S.A.). Todos são jogados no meio da aventura até que após uma fuga dos demônios, as quatro crianças com exceção da Miyoko, caem numa caverna sinistra e acabam encontrando o tomo mágico.

Logo eles voltam, encontrando Doraemon e Miyoko. É aí que (pasme)a Miyoko se revela ser na verdade a Medusa – pense numa raiva que dá. Medusa precisava que os humanos encontrassem o tomo, pois os demônios não podiam atravessar a barreira da caverna. Foi exatamente aqui que eu comecei a achar o filme interessante, apesar de os mistérios começarem lá no início.

Apesar de tudo, a esperança ressurge quando eles descobrem que o tomo mágico, na verdade, havia sido divido em duas metades, e logo descobrem que a Miyoko tinha sido transformada num rato, e sua face verdadeira se revela na luz da lua. E todos (e a Miyoko de verdade) decidem (de novo) irem ao planeta diabólico salvar o pastor Mangetsu - e salvar o mundo também.

Chegando lá, todos com exceção de Nobita e Doraemon, são aprisionados pelo Rei demônio – quem diria que cinco crianças seriam páreo para o rei dos diachos.

Enfim, Nobita que conseguiu fugir com Doraemon, reconhece que tudo ali é culpa sua, pois nem sequer podiam voltar para casa, já que tinham perdido no lixo o orelhão do faz de conta. 

Mas aí, como um “deus ex machina” Doraemon sugere utilizar a máquina do tempo - e a bagunça está prestes a começar. 

Pois é isso mesmo que você está lendo, uma história infantil com demônios, pactos, sem-vergonhice,  universos paralelos e viagens no tempo... loucura total isso aqui.


Eles decidem voltar ao dia em que pediram pelo mundo mágico no orelhão do faz de conta, e evitar tal pedido, mas a Medusa os persegue pelo fluxo temporal e os transforma em pedra. Isso mesmo, aquelas mesmas que surgiram no início e Doraemon os guardou no bolso futurístico. Eu falei que elas seriam importantes. 

Enquanto isso, no planeta diabólico, as crianças aprisionadas se encontram com o pastor Mangetsu e todos permanecerão ali para sempre – ou até que sejam mortos pelo Rei demônio. Lá, os demônios os contam que seus amigos foram transformados em pedra e a Medusa enviada para a Lua para apagar o poder mágico e deixar a Terra sem proteção.

Mas nem todo final é ruim, Nobita e Doraemon (petrificados no início) são reanimados por Dorami, irmã do Doraemon, que os encontrou no bolso futurístico dele da linha temporal seguinte, perdidos na quarta dimensão ali dentro. Confuso? Um pouco.

Por sorte, Dorami também tem um orelhão do faz de conta, assim eles podem voltar para o mundo original. Dito isto, chega ao fim Doraemon: Nobita e os sete magos, apesar de eu não ter encontrado os sete magos do título.

Peraí...termina assim?

Não exatamente. O filme vai além disso. Mas para não estender demais essa publicação eu vou fazer um anexo no próximo post. Pra saber como termina essa história incrível, eu te conto na próxima publicação, muito em breve.

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Antes de encerrar, alguém que assisti ao filme consegue me dizer quando a Medusa voltou para o mundo mágico logo após transformar os protagonistas em pedras, já que para isso, precisaria entrar no fluxo temporal dentro da gaveta da estante do Nobita!?

E mais importante: alguém consegue me dizer quem são os sete magos do título? Inclui o Doraemon? Inclui o pastor Mangetsu? Como é que é?

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♦ Curiosidade: Já no início do filme, eu acredito ter havido um erro na dublagem, pois o (então) professor Mangetsu está dando uma coletiva à imprensa, quando um dos jornalistas o chama de “pastor”, mas na verdade, aquele era o mundo real ainda, e seu cargo era astrofísico/cientista, tendo recebido tal agnome (pastor) apenas com a inversão para o mundo mágico.

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☺ Ei, #KAnota aí que no próximo post continuarei com o final original dessa história. Vai ter mais #paporeptil.

Two c!

---comente e compartilha, aqui não tem como dar like.

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